domingo, 18 de fevereiro de 2018

Le made in Portugal a le vent en poupe, Les Echos

O diário económico francês Les Echos, através da sua jornalista Cecile Thibauld, dedicou no passado dia 31 de janeiro, um artigo sobre a evolução económica recente em Portugal com sugestivo título "Le made in Portugal a le vent en poupe" (que pode ver aqui). 

Na opinião da referida jornalista, "Après des années de récession et d'austérité, le Portugal a retrouvé le chemin de la croissance tout en se modernisant. (...) C'est un mix de relance et de flexibilité du marché du travail, à la scandinave, qui a relancé la consommation et redynamisé l'économie du pays, portée à la fois par le boom du tourisme et par les exportations ".

Trata-se de uma análise muito importante e oportuna sobre a competitividade da economia e das empresas portuguesas e com efeitos relevantes ao nível da imagem de Portugal em França, um mercado incontornável para as exportações nacionais (2º cliente mundial de Portugal, ao nível das exportações de bens e serviços) e para a captação de investimento direto estrangeiro (juntamente com a Alemanha, a França é um emissor de investimento estrangeiro para Portugal preponderante ao nível do investimento produtivo na área dos bens transacionáveis).