domingo, 20 de novembro de 2011

A internacionalização das empresas e das marcas angolanas: o caso do refrigerante da marca "Blue"


O "Blue" é uma marca de refrigerantes produzida pela empresa angolana de bebidas Refriango e que começou ser exportado, em finais de 2010, para Portugal. Talvez tenha sido a primeira marca angolana de produtos de grande consumo a ser exportada para a Europa, e nomeadamente para Portugal. Para este facto não será alheio a existência de capitais portuguesas na estrutura accionista da Refriango e a crescente importância da diáspora angolana residente em Portugal. Para além disso, os responsáveis de marketing desta empresa estão de parabéns, pois logo no ano de entrada em Portugal conseguem que a marca "Blue" esteja associada a um feito desportivo de grande relevância nacional. Com efeito, a equipa de voleibol da Associação de Jovens de Fonte Bastardo (na foto), da Ilha Terceira, Açores, patrocinada pela "Blue", sagrou-se, pela primeira vez, campeão nacional na época de 2010/2011.  Esta aposta acertada da Refriango na equipa de Fonte Bastardo revela também o profundo conhecimento existente em Angola da realidade desportiva portuguesa, mas também da realidade económica e empresarial nacional. Um facto às vezes esquecido nos vários discursos que normalmente se fazem sobre as caracteristicas do relacionamento entre os dois países, mais propícios a explorarem o "enorme capital de conhecimento existente em Portugal sobre Angola". Estou certo que depois da "Blue" outras marcas angolanas chegarão a Portugal, caso, por exemplo, de algumas marcas de cerveja e de café, sinal da crescente interdepêndencia entre as duas economias, numa altura em que assiste a algum nervosismo junto dos exportadores nacionais devido à perspectiva de aumento, já em 2012, das taxas e direitos aduaneiros sobre produtos importados por Angola.