sábado, 4 de setembro de 2010

Ramadão


Foto: Medina de Tunis (Tunisia)

Decorre nesta altura o Ramadão, mês sagrado para os muçulmanos de todo o ano e que constitui um dos pilares do Islão. Entre o nascer e o pôr-do-sol, os fiéis devem abster-se de comer, beber, fumar e ter relações sexuais.
Este ano, o Ramadão tem lugar do inicio de Agosto ao inicio de Setembro, pelo que as privações são particularmente difíceis, devido à onda de calor que cobre grande parte do Médio Oriente.
Durante o período em que vivi na Tunísia, passei em Tunis um Ramadão, e pude observar a grande diferença deste mês para os restantes meses do ano. Tudo muda nesta altura do ano, desde os comportamentos e hábitos das pessoas, até aos ritmos e horários de trabalho e de funcionamento de todo o tipo de estabelecimentos. Neste período, pede-se ao crente maior proximidade aos valores sagrados, uma leitura mais assídua do Alcorão, frequência das mesquitas e maior correcção pessoal e auto-domínio. É de facto um mês muito especial para os muçulmanos de todo o mundo e que culmina com o "Aid el-Fitr", celebração que marca o fim do jejum do Ramadão. Sinal da importância do Ramadão, o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido decidiu criar no seu site oficial uma página designada por "Living Ramadan" onde são relatadas experiências pessoais dos seus diplomatas acreditados em Embaixadas situadas em países muçulmanos. A não perder!