domingo, 11 de abril de 2010

Polónia em estado de choque: Presidente polaco e comitiva morrem em acidente de aviação

Alguns dos elementos da comitiva do Presidente Lech Kaczynski, Via http://www.gazeta.pl/

A Polónia está em estado de choque com a morte, ontem, do Presidente Lech Kaczynski, e comitiva, num acidente de aviação em Smolensk, Rússia.
A delegação polaca, chefiada pelo seu chefe de estado, deslocava-se a Katyn para participar nas cerimónias alusivas ao chamado "Massacre de Katyn" de que já havíamos dado conta aqui.
Pela segunda vez, Katyn atravessa a história polaca. Na primeira, a elite intelectual da Segunda República polaca é asssinada na  floresta de Smolensk, agora a elite da Terceira República  morre neste trágico acidente de avião. Morrem também neste acidente familiares das vitimas de Katyn que havíam sido convidados pela presidência polaca para participarem nas referidas cerimónias.
A grande nação polaca volta a sofrer um acontecimento de extrema violência. A Rússia e a Polónia voltam a cruzar-se em momentos determinantes da sua história, como, aliás, se tem verificado nos últimos séculos.
A Polónia vai ter que ultrapassar mais esta tragédia e encontrar uma nova liderança para algumas das suas instituições.
Hoje, somos todos polacos!

P.S. - Veja aqui o testemunho (via "Le Soir") de Eva Nagoda Niklewicz, cidadã belga de origem polaca, que esteve ontem em Katyn para assistir às comemorações do Massacre.