terça-feira, 15 de setembro de 2009

Empresas polacas com capitais portugueses no ranking "Top 500 Companies in Central Europe 2009" da Deloitte

Notável!

A Jeronimo Martins Dystrybucja (Biedronka), empresa de distribuição alimentar polaca do Grupo Jerónimo Martins, é 29ª maior empresa da Europa Central, segundo o ranking "Top 500 Companies in Central Europe 2009" da empresa de consultadoria e auditoria Deloitte. Por sua vez a Eurocash, outra empresa polaca do sector da distribuição alimentar participada e liderada por Luis Amaral, ocupa a 93ª posição da mesma lista.

Por outro lado, o Bank Millennium, banco polaco do Grupo MillenniumBCP, é o 18º maior banco da Europa Central, segundo o ranking "Banking TOP 50" da Deloitte.

A internacionalização destas 3 empresas para a Europa Central e Oriental, e nomeadamente para a Polónia, foi uma aposta ganha, apesar das dificuldades iniciais que enfrentaram no mercado polaco e dos obstáculos e resistências que algumas delas tiveram, inclusive, que ultrapassar em Portugal. Estes são 3 "case studies" que deveriam ser obrigatoriamente estudados nas cadeiras de marketing internacional/gestão internacional das escolas de gestão portuguesas. Demonstram a forte competitividade de algumas empresas portuguesas nos principais mercados internacionais e revelam a grande capacidade de gestão, de liderança, de inovação e de resiliência do respectivo "management", em Portugal e na Polónia, constituído fundamentalmente por gestores portugueses.
Gratulacje i powodzenia Biedronka, Eurocash e Millennium Bank!