quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Doing Business 2010


O Banco Mundial divulgou esta semana a edição de 2010 do relatório “Doing Business”. Portugal está classificado na 48ª posição deste ranking, o mesmo lugar alcançado em 2009, e ainda longe dos resultados atingidos pelos países mais desenvolvidos do Norte da Europa e das maiores potências Europeias, como a Alemanha, a França ou o Reino Unido. Aliás, os 3 melhores países para "fazer negócios" são Singapura, Nova Zelândia e Hong Kong.
O relatório "Doing Business" mede o clime de investimento global de um país com base em 10 indicadores: "the ease of doing business; setting up a business; dealing with construction permits; employing workers; registering property; access to credit; investor protection; paying taxes; trading across borders; enforcing contracts, and closing businesses."
De acordo com o "Doing Business 2010", os países menos desenvolvidos e alguns mercados emergentes foram aqueles que efectuaram um maior número de reformas com vista a facilitar a criação de empresas e a realização de negócios, com destaque para os progressos alcançados na Europa Central e Oriental e na Ásia Central. Este ano, e pela primeira vez, um país da África Subsaariana, o Rwanda, foi considerado o “world’s top reformer”.

Alguns dos países com quem temos relações económicas mais estreitas, como são o caso dos PALOP, Brasil e alguns dos países do Norte de África, apresentam (ainda) um ambiente de negócios pouco favorável.