segunda-feira, 13 de julho de 2009

Promoção da língua portuguesa em Espanha: iniciou-se um novo estádio de relacionamento entre os dois países

A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, e o seu homólogo espanhol, Ángel Gabilondo, assinaram hoje, em Mérida, um memorando de entendimento com vista a que o Português se torne numa língua de opção com avaliação curricular nos estabelecimentos de ensino espanhóis.

Com este acordo, o Português passa, pela primeira vez, a constar do programa curricular do sistema de ensino em Espanha e abre-se caminho para que o intercâmbio de aprendizagens das duas línguas se estenda a todas as comunidades educativas espanholas e portuguesas.

Este memorando assinado entre os dois Estados, torna agora possível a assinatura de memorandos com as várias Comunidades Autónomas de Espanha na área da educação, pois esta é matéria descentralizada e depende, em grande medida, dos governos regionais.

Graças a este acordo foi possivel, logo de seguida, assinar um memorando de entendimento, desta feita com o presidente da Junta da Extremadura, Guillermo Fernández Vara, para tornar efectiva a introdução do Português como língua estrangeira de opção e avaliação curricular nas escolas daquela região autónoma espanhola. Numa primeria fase, este projecto vai envolver 6 escolas da Extremadura e o envio de 14 professores de português, prevendo-se que a curto-médio prazo esta medida seja alargada à maioria das escolas desta Comunidade. Para além disso, estão a decorrer contactos para que venham a ser brevemente rubricados acordos semelhantes com outras Comunidades espanholas, nomeadamente de Castela e Leão e Galiza.

Os acordos hoje assinados têm um grande alcance e dimensão politica, pois consubstanciam um novo estádio de promoção e difusão da língua portuguesa no estrangeiro, e particularmente em Espanha (primeiro parceiro económico e comercial de Portugal), com a aprendizagem do português a ser agora realizada de forma curricular e formal.