terça-feira, 28 de julho de 2009

O culto de Nossa Senhora de Fátima na Polónia

Tive recentemente conhecimento desta impressionante noticia que refere que 68 peregrinos polacos, oriundos da cidade de Rzeszow, percorreram de bicicleta cerca de 4 386 Km para prestarem homenagem a N. Senhora de Fátima e “agradecer-lhe todas as graças concedidas à Polónia e aos polacos”.
Durante os 4,5 anos que vivi em Varsóvia, entre 2003 e 2007, tive oportunidade de constatar, inicialmente com alguma surpresa, a fé e a enorme religiosidade do povo polaco, o papel relevante da igreja católica em todos os sectores da sociedade polaca e também o grande significado local do culto de N. Senhora de Fátima, devido, fundamentalmente, à influência do Papa João Paulo II.
Neste período, assisti também ao luto e à profunda tristeza, dor e consternação de toda a nação polaca com o falecimento do Papa João Paulo II, um dos principais protagonistas das grandes mudanças que se verificaram, em finais do século passado, nos países do antigo bloco comunista.
De assinalar também que o interesse pelo culto de N. Senhora de Fátima na Polónia é um dos factores que contribui para a existência de um maior conhecimento e notoriedade sobre Portugal neste país da Europa Central e Oriental e constitui, ainda hoje, um factores que potenciam os fluxos turísticos de polacos para o nosso país.