terça-feira, 7 de julho de 2009

Negócios com a China: a propósito da deslocação a Portugal do Presidente Chinês

O Presidente da República Popular da China estará de visita a Portugal, nos próximos dias 10, 11 e 12 de Julho, a convite do Presidente português, Aníbal Cavaco Silva. Segundo uma nota da Presidência da Republica, acompanharão o Presidente chinês vários membros do Governo e uma delegação empresarial de cerca de 200 empresários que participarão também num seminário destinado a promover as relações económicas e empresariais bilaterais.

Pela composição e dimensão da comitiva chinesa, existe um claro interesse das autoridades de Pequim, e com certeza também das portuguesas, em dar prioridade à agenda económica.

No entanto, e apesar das excelentes relações politicas e diplomáticas existentes entre os dois países e do simbolismo da nossa relação com Macau, a China ainda é um mercado marginal de exportação e de investimento para as empresas portuguesas.

Em 2008, a China foi o 27º cliente de Portugal e o 10º fornecedor. As exportações portuguesas tiveram um valor de 182, 9 milhões de Euros e as importações alcançaram 1 342 milhões de Euros (balança comercial muito desiquilibrada...). Também não têm grande relevância nem o investimento português na China, nem o investimento chinês em Portugal, nem os fluxos turísticos com origem neste país.

Em face deste cenário o que deverá ser feito para alterar este estado de coisas? Marcará esta visita um novo ciclo nas relações económicas entre os dois países?