sexta-feira, 17 de julho de 2009

Investimento estrangeiro em Espanha cresce apesar da crise económica

O investimento directo estrangeiro (IDE) em Espanha, em 2008, atingiu 37 715 milhões de Euros (bruto), o que constitui um crescimento de 0,4% em relação ao ano anterior, segundo dados divulgados pelo Ministério da Industria, Turismo e Comércio de Espanha. Em termos líquidos, o IDE em Espanha alcançou 34 543 milhões de Euros, o que significou um incremento de 26,7% em relação a 2007. Trata-se de um facto bastante relevante, tendo em atenção a crise económica que se tem feito sentir no pais vizinho, sobretudo, desde o 2º semestre de 2008.

Por zonas geográficas, a União Europeia foi o 1º investidor em Espanha, representando 93,2% do total de IDE. Em termos de países, o Reino Unido foi o primeiro investidor (46,3% do total, devido principalmente à operação de compra da Altadis pela Imperial Tobacco), seguido da Alemanha (26,3%), França (7,8%) e Holanda (4,1%).

Sinal da forma eficaz e sustentada como as autoridades espanholas têm vindo a fazer a promoção e angariação de IDE, a agência estatal que tem estas funções, designada por Invest in Spain, foi recentemente galardoada com o prémio “The Best Foreign Investment in Europe. Real Estate-Green Tech”, na “7th World Investment Conference” que teve lugar em La Baule, França.